FLY TRIKE ESCOLA DE AVIAÇÃO DESPORTIVA
| Principal | Quadro de Endereços-ANAC | Como iniciar | Homologação ANAC | A Empresa | Equipamentos | Vídeos | Fotos | Como chegar | Cursos | Instrutor | Depoimentos | Vôo de Demonstração | Evolução do Trike | Contato |

CURSOS

CERTIFICADO DE PILOTO DESPORTIVO - CPD
CERTIFICADO DE PILOTO RECREIO - CPR

As aulas teóricas são ministradas em Salas de Instrução Teórica do Hangar “Mafalda Caneschi”  (Hangar da Fly Trike).  Hangar próprio. 

As aulas práticas (horas de vôo) são ministradas no Aeroporto de  Pará de Minas, Minas Gerais, Brasil,  SNPA,  de terça a domingo, do nascer ao por do sol.   

O aeroporto está localizado dentro da TMA BH,  no centro da cidade de Pará de Minas, Coordenadas Geográficas:  S 19º 50' 508" / W 044º 36' 280", altitude 2500 pés, a pista é asfaltada,  tem 1260 x 30 metros, cabeceiras 12 / 30, taxi-way, balizamento noturno, e conta ainda com restaurante.               

A Fly Trike possui 02 aeronaves para instrução. São elas:

PU-TAU. Trike Ícaros, modelo Adventure SL4 Plus, equipado com Motorização Rotax 912 UL de 80 HP, Hélice Tripa Warp Drive em Fibra de Carbono, Painel Digital MGL Enigma, Transponder Collins Modelo TDR-950, Rádio VHF Icom A200, Altímetro com ajuste pressão e Asa Millenium Topless.

PU-XAU. Trike Ícaros, modelo Adventure SL4 Plus, equipado com Motorização Rotax 912 ULS de 100 HP, Hélice Tripa Warp Drive em Fibra de Carbono, Painel Digital MGL Avionics iEFIS Explorer, Transponder Digital SANDIA REMOTE aerospace Mod. STX 165R Mode A/C, Rádio VHF Digital Aeronáutico MGL V6 com intercom, Altímetro com ajuste pressão, Trim elétrico compensador/ajuste de CG e Asa Xtra Topless.
CERTIFICADO DE PILOTO DESPORTIVO (CPD)

O detentor de um CPD poderá voar apenas local.

- Deverá decolar e pousar sempre no mesmo aeródromo/aeroporto,

- Deverá voar sempre dentro de um raio de, no máximo, 27 nm (50 km),

- Não poderá fazer o vôo em rota (Decolar de uma cidade e pousar em outra),

- Não poderá entrar/voar em Terminais,

- Não poderá entrar/voar em Espaços Aéreos Controlados,

- Não poderá fazer fonia com os Orgãos de Controle.

Este tipo de licença é mais orientada a aqueles que querem fazer vôos locais, ou em aeronaves básicas que não atendem a grandes distâncias.

 

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO:

 

1 – Parte Teórica:

47 horas/aula. São ministradas as seguintes matérias:   Regulamentação Aeronáutica, Teoria de Vôo, Conhecimentos Técnicos, Meteorologia e Navegação Aérea.

 

2 – Parte Prática:

15 horas, mínimo (13 horas de vôo em duplo comando e 2 horas vôo solo).

O tempo necessário para que se complete a prática de vôo varia de acordo com muitos fatores, como desempenho individual nas missões, disponibilidade do instrutor e da aeronave, condições locais dentre as quais as meteorológicas, e volume de tráfego. Recomenda-se, porém, que o intervalo entre as missões não seja superior a sete dias.

CERTIFICADO DE PILOTO RECREIO (CPR)

Não há restrições para o detentor de um CPR.

- Poderá decolar e pousar em quaisquer aeroportos, mesmo os controlados,

- Poderá entrar/voar dentro das Terminais, fazer fonia com o Controle, Torre ou

   Rádio,                                   

- Poderá entrar/voar  dentro das “REAS” (Rotas Especiais de Aeronaves),

- Poderá voar VFR (Visual Flight Rules), e pousar em qualquer aeroporto

   internacional.                                                              

Enfim, o detentor de um CPR  poderá curtir o máximo de prazer e potencial dentro da aviação desportiva, sem restrições!

 

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO:

 

1 – Parte Teórica:

67 horas/aula. São ministradas as seguintes matérias: Regulamentação Aeronáutica, Teoria de Vôo, Conhecimentos Técnicos, Meteorologia e Navegação Aérea.

Além das matérias acima discriminadas o aluno terá noções de:
Desempenho e Planejamento de Vôo, Desempenho e Limitações Humanas
pertinentes aos Pilotos de Ultraleves, Procedimentos Operacionais e
Radiocomunicações.


2 – Parte Prática:

30 horas (15 horas de Vôo de Instrução Básica, 5 horas de Vôo de Instrução Solo e 10 horas de Vôo em Área Controlada com no mínimo duas Navegações completas), para alunos sem CPD e sem outra licença de Pilotagem, ou
25 horas (15 horas de Vôo em Duplo Comando e 10 horas de Vôo em Área Controlada com no mínimo duas Navegações completas), para alunos com CPD.